sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O Palácio de S. Bento, em Lisboa,tem as suas origens num antigo mosteiro beneditino, o Convento de São Bento da Saúde, erguido no século XVI. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o edifício foi alvo de uma série de projectos de remodelação. Com o incêndio de 1895, coube ao arquitecto Miguel Ventura Terra adaptar o antigo convento às suas actuais funções - sede do Parlamento português.
A fachada principal, que reflecte as linhas neoclássicas, caracteriza-se por um equilíbrio de volumes distribuidos na horizontal e pelas janelas encimadas por frontões.
A Sala das Sessões, principal espaço da Assembleia da República, foi inaugurada em 1903. É de planta semicircular e dispõe-se em anfiteatro (daí a actual designação de hemiciclo). Destacam-se nesta sala a escultura da República com uma esfera armilar na mão (autoria de Anjos Teixeira)e a pintura das Cortes Constituintes de 1821 (autoria de Veloso Salgado).
Nas traseiras do edifício principal, em terrenos pertencentes outrora ao Mosteiro, situa-se um palacete (construído em 1877), que o Estado adquiriu em 1937 e que, actualmente serve de residência oficial do Primeiro-Ministro.
O edifício da Assembleia foi classificado como Monumento Nacional em 2002.
(adp. Aníbal Barreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário